_Referência no cuidado materno-infantil no Piauí, especialmente no apoio à amamentação, o HEDA adota laserterapia e taping mamilar para dar mais conforto às mães_

Para superar desafios como as fissuras mamárias e mastites, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), tem adotado tratamentos inovadores, como a laserterapia mamilar e o taping mamilar, que têm transformado a experiência de mães lactantes.
A laserterapia mamilar utiliza feixes de luz para acelerar a cicatrização e aliviar a dor nas mamas, enquanto o taping mamilar, com o uso de fitas adesivas especiais, reduz a pressão e promove a recuperação da pele. Ambas as técnicas são seguras, não invasivas e vêm apresentando excelentes resultados, facilitando a amamentação exclusiva e diminuindo casos de desmame precoce
“O serviço é gratuito, acessível a todas as mães, independente de onde seus bebês nasceram, pois nosso objetivo é acolher e oferecer suporte integral”, destaca a enfermeira Hellen Brito, coordenadora do Posto de Coleta de Leite Materno no HEDA e responsável, juntamente com a enfermeira Anair Mendes, pelas intervenções, garantindo a qualidade no atendimento.
De janeiro a outubro deste ano, o serviço realizou 527 atendimentos, acolhendo mães e bebês com diferentes tipos de dificuldades, reforçando o compromisso com o aleitamento materno.
Para Wal França, diretora-geral do HEDA, mais do que a doação de leite, o Posto de Coleta oferece um suporte abrangente às mães, promovendo uma experiência de amamentação mais tranquila e saudável, fazendo por merecer o Selo Amigo da Criança, conferido pelo Ministério da Saúde.
O Posto de Coleta foi inaugurado em 19 de maio de 2022 e, em 2023, passou a oferecer um serviço voltado para o apoio a mães em diversas situações e condições, além de fornecer assistência a bebês com dificuldades para mamar ou com baixo peso.