Na região do delta do Parnaíba, as belezas naturais fortalecem o turismo o ano inteiro, fazendo movimentar o fluxo de visitação de turistas em várias comunidades litorâneas da região.
Ilha das Canárias, parte integrante do Delta do Parnaíba, é um dos espaços naturais mais diversificados do Brasil, com uma riqueza na Fauna e Flora. O Conecta Piauí foi até esse belíssimo local para conhecer o desenvolvimento econômico, turístico e sustentável dos moradores.
Atualmente, a ilha é contemplada por um trabalho conjunto entre instituições de ensino, meio ambiente e microcrédito que tem fortalecido o desenvolvimento econômico e sustentável.
O professor e pesquisador UFDPar, Josenildo SIlva explica como se deu esse processo. “Nós chegamos nessas duas unidades de conservação onde as Canárias estão inseridas, a APA do Delta e Ressex pensando exatamente em estar com as pessoas que convivem aqui e sabem viver de forma sustentável, manejando os recursos naturais”, disse o pesquisador.
José Raimundo, presidente da Associação dos Pescadores da Ilha das Canárias - MA, falou do potencial pesqueiro de quem mora no local.
“Somos uma comunidade pesqueira, onde sobrevivem da pesca dos nossos homens guerreiros do mar. E sabemos que alguns projetos já foram implementados na nossa comunidade, mas falta um acompanhamento técnico. Então é bom ter esse acompanhamento para não se perder de uma hora para outra’, expressou o presidente da associação.
O local tem duas grandes ricas regiões de conservação de uso sustentável, que atualmente tem muitas comunidades tradicionais que precisam desse cuidado, é o que explica o chefe da Resex Delta do Parnaíba-PI, ICMBio, Rodrigo Lima.
“A gente tem esse cuidado, esse olhar de trabalhar nas comunidades o fortalecimento das cadeias produtivas, seja da pesca, seja do extrativismo do caranguejo, que foi e que é o grande motivo da criação da reserva extrativista marinha Delta do Parnaíba”, disse o coordenador.
0 Comentários