A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) mobilizou uma equipe de fiscais e médicos veterinários para adotar as medidas previstas no Plano de Contingência da doença, além de preparar um plano de vacinação contra a PSC no estado.

  

Piauí registra três casos de peste suína.Foto: Reprodução

   

Para intensificar a vigilância, serão realizadas ações no perifoco para monitorar e acompanhar qualquer suspeita compatível com doenças hemorrágicas em suínos. Além disso, serão fortalecidas as atividades de educação, comunicação e fiscalização do controle de trânsito de suínos.

Fábio Abreu, secretário da Sada, enfatizou o compromisso do governo em indenizar os criadores afetados pela doença, visando minimizar os prejuízos causados.

“Nosso objetivo hoje é controlar e erradicar a doença no território piauiense. Lembrando que os criadores que tiveram seus animais sacrificados serão indenizados pelo Governo do Piauí, como forma de minimizar os prejuízos causados pela doença no estado”, relembrou Fábio Abreu, secretário da Sada.


Vacinação contra a Peste Suína Clássica


O Piauí está entre os 10 estados brasileiros considerados área não livre de peste suína clássica. De 2019 até agora, o estado piauiense diagnosticou 35 focos da doença, principalmente na região norte do estado.

Para sair da classificação de risco, a Sada está realizando junto com a Adapi e o Mapa um plano estratégico de imunização contra a doença, que faz parte do Plano Brasil livre de PSC.

Peste Suína Clássica Confirmada em Três Focos no Piauí: Medidas Emergenciais Adotadas