A Prefeitura de Luís Correia firmou parceria, nessa quarta-feira (6), com o Instituto Tartarugas do Delta, a Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos que atua no trabalho de manejo e conservação de tartarugas marinhas e educação ambiental na região da APA Delta do Parnaíba. O objetivo da parceria é fortalecer os trabalhos de educação ambiental e envolvimento comunitário desenvolvido em prol da conservação das tartarugas marinhas.
As praias do município de Luís Correia funcionam como berçário para as cinco espécies tartarugas marinhas que frequentam a costa brasileira. Nesta temporada de 2023 foram liberados mais de 23 mil filhotes no litoral piauiense.
A prefeita Maninha Fontenele destaca que a parceria entre a Prefeitura e o Instituto vai trazer celeridade e mais eficácia no processo de preservação do ecossistema local. “ Essa é uma união que com certeza renderá ótimos frutos para ambos, e o melhor, para a fauna do nosso município. Sabemos que Luís Correia é um berço para tartarugas marinhas, e por isso devemos ter um olhar focado para a sua preservação”, destacou a prefeita.
A parceria dialoga com os Planos de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN), com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previsto pela ONU em particular o ODS 14 (vida na água), além de agregar valor turístico para a região.
Estiveram presentes durante a reunião, junto à prefeita Maninha Fontenele, o diretor do Meio Ambiente, Nick Sousa, e, representando a Procuradoria Geral do Município, a Dra. Larissa Maia.
0 Comentários