Atendimento estava suspenso desde 2020 por conta da pandemia. Entenda como ficará o serviço a partir de agora.
A presença de pessoas especiais faz do processo de recuperação um caminho mais fácil de ser percorrido e vencido. Pensando em humanizar a assistência e facilitar o tratamento de pacientes internados, o HEDA- Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, na Parnaíba, retomou, a partir de hoje, 21 de agosto, as visitas presenciais.
Na saúde, a humanização é um conceito relacionado às interações, estrutura e processos realizados em unidades de saúde, agregando ambientes e relações acolhedoras. Dentre os principais objetivos, destaca-se a melhora na qualidade dos serviços e a potencialização dos tratamentos, de modo a reduzir o tempo de cura do paciente.
Na unidade de saúde, o serviço estava suspenso desde 2020 por conta da pandemia. Agora, com o retorno, os acompanhantes poderão ajudar nesse processo de tratamento, respeitados os novos horários e dinâmica do serviço.
As visitas
Na Unidade de Terapia Intensiva, as visitas ocorrerão das 15h às 16h. Cada paciente poderá receber até 2 visitantes, sendo permitido 1 visitante por vez.
Nas enfermarias, as visitas serão no mesmo horário (15h às 16h). Será permitida a entrada de apenas 1 visitante por paciente.
Neste primeiro momento, as visitas serão permitidas somente na enfermaria da Clínica Médica. As demais enfermarias serão gradualmente liberadas, com o objetivo de alcançar a totalidade do Hospital. Mais informações sobre a expansão das visitas serão fornecidas em breve.
Procedimentos de Acesso
UTI: A recepcionista da UTI se dirigirá à recepção geral, chamará os visitantes pelo nome do paciente e os acompanhará até a porta da UTI. Ela fornecerá as orientações necessárias para o acesso à Unidade e controlará o acesso e o tempo determinado de visita.
Enfermarias: Às 14:30h, o profissional "Posso ajudar" direcionará os visitantes para a portaria de controle de acesso. O profissional de Controle de Acesso receberá a lista do NIR (Núcleo de Internações e Registros) contendo a relação dos pacientes internados para controle de entrada. Após o horário de visitas, o mesmo profissional passará nas enfermarias solicitando a saída dos visitantes.
Registros Audiovisual
Para a segurança do paciente e da equipe do Hospital e em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados, não é permitido que os visitantes realizem registros audiovisuais dos pacientes, incluindo fotografias e filmagens.
HEDA
Sob a gestão do ISAC- Instituto Saúde e Cidadania desde julho, o HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde oferece assistência médica 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados. Atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico.
Além disso, possui 278 leitos de internação e observação, bem como oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, como anestesiologia, cardiologia, obstetrícia, neurocirurgia, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica, entre outros. Também realiza cirurgias de urgência, emergência e eletivas, exames, laboratoriais e de imagem.
Em 2022, o HEDA foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências, que visa a redução das superlotações hospitalares, e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho: redução de 60% no tempo de passagem do paciente no Pronto Socorro e redução de 50% no tempo de permanência do paciente internado, medidas que geraram redução de 47% no indicador de superlotação. A metodologia Lean também é base do sistema de gestão do ISAC, que já está implementando novas melhorias de processos e fluxos para garantir mais resolutividade e segurança.
ISAC
Além do HEDA, o ISAC também gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais, sendo um deles o 22º melhor hospital público do Brasil.
A organização é a primeira OS do Norte e Nordeste a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamond da Qmentum International.
A certificação é um modelo de avaliação de serviços de saúde, aplicado em mais de 40 países, que assegura às organizações atenderem a requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.
Esse padrão de organização e gestão está sendo implementado também no HEDA, garantindo uma assistência mais segura, de qualidade e eficiente.