O ato foi marcado por homenagens a civis e militares e da apresentação do grupo de ciclopatrulhamento, nova modalidade de combate ao crime em Teresina  
A governadora Regina Sousa participou, neste sábado(25), da solenidade pelo aniversário de 187 anos da Polícia Militar do Piauí. O ato foi marcado por promoções, homenagens a civis e militares, além da apresentação do grupo de ciclopatrulhamento, uma nova modalidade de combate à criminalidade, implementada em Teresina.
Formada por quase seis mil homens e mulheres, distribuídos nos 224 municípios piauienses, a PM-PI recebe investimentos constantes para cumprir a missão constitucional de proteger a sociedade. A modernização e a valorização profissional andam juntas. Na solenidade foram promovidos mais de 500 policiais, entre oficiais e praças.
“Promovemos mais de 300 praças. Era algo muito esperado. Fazemos isto para elevar a autoestima, para eles se sentirem mais responsáveis ainda pela segurança social do nosso povo”, declarou Sousa.


“Nos sentimos um aspirante como se estivéssemos começando a carreira. Garantimos honrar a cada minuto esta promoção e batalhar cada vez mais para que a justiça vença a criminalidade” declarou Jacks Galvão, que ascendeu ao posto de Coronel da PM-PI.
Entre os investimentos mais recentes destinados à PM destaca-se R$ 15 milhões empregados na aquisição de 340 motocicletas, distribuídas para as unidades espalhadas em todo o território piauiense. Além disso, a corporação entregou fardamento e equipamentos de proteção individual como coletes balísticos, visando a melhoria das condições de enfrentamento à violência.
“Investimentos altos que o Estado vem fazendo com várias fontes de recursos, inclusive de emendas parlamentares. Quero agradecer e sei que isso tudo é o reconhecimento do Estado do Piauí a estes profissionais corajosos e determinados” disse o Coronel Rubens Pereira, Secretário de Estado da Segurança Pública e ex-comandante-geral da PM-PI.


Durante a solenidade, a PM-PI entregou 170 Medalhas do Mérito Policial Militar a civis, militares das Forças Armadas, policiais de outros estados, membros do Corpo Bombeiros, e policiais piauienses, pelas contribuições prestadas à corporação.
“É o reconhecimento do comando-geral e principalmente da governadora Regina Sousa, para homens e mulheres que se dedicam diuturnamente a trazer paz, segurança e tranquilidade” ressaltou o comandante-geral Scheyvan Lopes.


O aniversário da PM-PI marca também o início das atividades do Ciclopatrulhamento. A nova modalidade de policiamento foi lançada na solenidade. Após o desfile final, parte da tropa partiu do QCG direto para as ruas. São 46 policiais habilitados ao trabalho em bicicletas.
“Começamos a atuar inicialmente nas avenidas Marechal Castelo Branco e Raul Lopes. Posteriormente estaremos também no Centro de Teresina” esclareceu o coordenador do Ciclopatrulhamento da PM-PI, Capitão Evanildo Nunes.


A solenidade contou com apresentações de tropas, viaturas, de alunos da Escola da Polícia Militar e do Pelotão Mirim. Deputados, vereadores, o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, entre outras autoridades civis e militares, prestigiaram o evento.
lupa1