O primeiro ano de gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) foi marcado por avanços significativos em atendimento, qualidade e infraestrutura. Nesse período, o HEDA realizou 96.426 atendimentos e 6.454 cirurgias, sendo 5.765 de urgência e emergência e 689 eletivas.
Foram registradas 18.166 internações e realizados 384.488 exames, como raio-x, tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma, ressonância magnética e angioressonância. A maternidade contabilizou 9.352 atendimentos e 3.319 partos, dos quais 243 foram humanizados, no Centro de Parto Normal (CPN). O índice de satisfação dos usuários atingiu o marco positivo de 94,08%.
Diversas melhorias foram implementadas. No âmbito da qualidade, o hospital instituiu novas políticas e normas, incluindo a política de qualidade e os conceitos de "Adorno Zero" (política de prevenção de infecções hospitalares que restringe o uso de adornos pelos profissionais de saúde durante o horário de trabalho. Isso se deve ao fato de que esses acessórios podem acumular microrganismos, dificultando a higienização adequada das mãos e superfícies corporais, o que aumenta o risco de contaminação e transmissão de infecções no ambiente hospitalar)
e "Norma Zero" (política voltada a padronização e a eliminação de falhas que possam comprometer a segurança dos pacientes e colaboradores).
Ambas as iniciativas voltadas para a segurança e a qualidade no ambiente hospitalar, especialmente no que diz respeito ao controle de infecções e humanização do atendimento.
Houve ainda a implantação da gestão de indicadores, o mapeamento de processos, a revisão da engenharia clínica e o reforço no controle de infecções. As comissões obrigatórias foram ativadas e vêm funcionando adequadamente.
Quanto à infraestrutura, o HEDA passa por ampliação e renovação substanciais. O número de salas cirúrgicas e a capacidade de leitos serão ampliados, com inauguração prevista para o início de outubro de 2024, resultando em um acréscimo de 42 leitos. Houve revitalização de fachadas, recepções e áreas internas. O Centro Obstétrico foi reformado, incluindo uma nova área para acolhimento e Classificação de Risco, novos equipamentos, como o cardiotocógrafo, foram adquiridos, além de melhorias na iluminação, parque tecnológico e a construção de duas caixas d'água, garantindo abastecimento contínuo.
Entre os resultados obtidos, destacam-se a ampliação das salas cirúrgicas, a eliminação das filas de espera por meio do Programa Saúde em Dia e o aumento de 45% nos atendimentos de fisioterapia, logo nos primeiros meses de gestão da OS. De julho a dezembro de 2023, registrou-se uma redução de 76% nas infecções hospitalares, além de um incremento de 150% nas doações de córneas no primeiro semestre de 2024. Fato notável é que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) classificou o HEDA como Hospital de Alta Conformidade.
Adicionalmente, reformas na fachada, Centro Obstétrico, sala de medicação e no refeitório foram realizadas a fim de melhorar o atendimento e as condições de trabalho. A recepção foi ampliada e climatizada, com a implantação de um sistema de senhas e telão. Entre os atendimentos específicos, realizaram-se 496 sessões de psicologia para pacientes e familiares, 171 atendimentos pelo Serviço de Atendimento à Vítima de Violência Sexual (Savvis) e 676 na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN)/Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).
No que tange aos colaboradores, importantes avanços foram feitos. Os direitos trabalhistas foram devidamente assegurados, como o piso salarial dos profissionais de enfermagem.
O hospital segue comprometido com a excelência no atendimento e a melhoria contínua dos serviços.
O que é corroborado com a conquista do selo GPTW (Great Place to Work), que reconhece a instituição como um excelente local para se trabalhar, alcançando a aprovação e reconhecimento de 87% dos colaboradores, refletindo o ambiente positivo e de valorização da equipe.
Não obstante as melhorias já realizadas, a OS, em parceria com a SESAPI, trabalha em melhorias futuras que incluem a ampliação da Clínica Cirúrgica, com 42 novos leitos, 20 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI pediátrica, 6 salas de cirurgia geral, 3 salas de cirurgia obstétrica e diversas outras instalações, como salas de ensino, biblioteca e auditório com 105 lugares. Essas reformas visam proporcionar um atendimento ainda mais eficiente e acolhedor, reforçando o compromisso com a qualidade e a inovação no atendimento hospitalar.
Por todo exposto, desde a assunção da administração do HEDA pelo Instituto, inúmeras benfeitorias e melhorias nos processos e estrutura vêm sendo implementadas. Um trabalho contínuo que reforça o compromisso do ISAC com a saúde da população.
0 Comentários