O juiz eleitoral responsável pela 91ª Zona Eleitoral de Luís Correia confirmou, nesta quinta-feira (19), o indeferimento da candidatura de Kim do Caranguejo a vice-prefeito, após análise de um recurso apresentado pelos advogados do candidato e de Raphael Silva, que lidera a chapa.
A decisão impacta não apenas Kim, mas toda a composição da chapa, uma vez que, segundo a legislação eleitoral, a não substituição do candidato a vice-prefeito até o prazo limite de 16 de setembro implica na invalidade da candidatura. A equipe jurídica tentou reverter a decisão anterior, mas o juiz reafirmou a legalidade do indeferimento e manteve Kim do Caranguejo inelegível.
Com isso, se não houver uma alteração na composição da chapa até o dia 6 de outubro, os votos destinados a Raphael Silva serão considerados nulos, o que pode ter graves consequências para sua candidatura à prefeitura de Luís Correia. A situação gera uma preocupação crescente entre os eleitores e simpatizantes da chapa, que se veem diante de um cenário incerto a menos de um mês das eleições.
A decisão do juiz confirma a situação de inelegibilidade de Kim do Caranguejo, que responde a diversos processos com condenação pela má gestão de recursos públicos, em órgãos como Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional Federal da 1ª Região e Tribunal de Contas da União.
Os próximos dias serão cruciais para definir o futuro da chapa de Raphael Silva que, tendo um candidato a vice-prefeito inelegível, não tem mais prazo para substituí-lo e se vê sem opção para regularizar a situação de sua chapa que terá todos os votos contabilizados como nulos com esse cenário.