O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), finalizou a terceira fase da operação Draco 100, deflagrada na manhã desta segunda-feira (25) com 11 presos. Ao todo, 67 pessoas foram presas durante as três fases da operação.
A OPERAÇÃO DRACO 100 é decorrente da continuidade das investigações da Operação Draco 84, deflagrada na primeira semana de janeiro desde ano, que teve como objetivo desarticular uma das células do tribunal do crime que atuava na Vila Ferroviária, Zona Sul da capital.
De acordo com o coordenador do departamento Charles Pessoa, os crimes violentos que estavam acontecendo no estado, estão diretamente relacionados com as facções criminosas: “As facções criminosas estimulam a prática dos roubos, do tráfico de incapacitantes, do homicídio, do latrocínio. Então esses crimes violentos estão diretamente relacionados com essas facções criminosas. E o aumento do índice, não apenas aqui no Piauí, que estava acontecendo nos anos de 2021, 2022 e até o início de 2023, possuem relação direta até com a própria disputa territorial entre essas facções criminosas”, afirma.
A operação dividida em três fases deu cumprimento a 152 mandados judiciais, somente na operação DRACO-100, 85 cautelares de busca e apreensão e 67 de prisões foram efetivadas. Segundo Charles, 67 criminosos envolvidos diretamente com essas facções criminosas, foram retirados de circulação, nas ações coordenadas pelo DRACO no decorrer dessa semana.
0 Comentários