Mensagens de afeto foram compartilhadas entre os trabalhadores do hospital e anexos, lembrando que a gentileza também é uma questão de atitude e deve ser incentivada
Autor: ISAC
Ser gentil abre portas e sorrisos. E no Dia Mundial da Gentileza, celebrado em 13 de novembro, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba (PI), promoveu uma ação para estimular os colaboradores da unidade e dos Anexos I (Pró Médica) e II (Hospital N. Sra. de Fátima) a refletirem sobre essa qualidade e a colocarem em prática.
“Praticar a gentileza é um hábito que faz a diferença no ambiente laboral, além de proporcionar um clima mais positivo e o cuidado entre os profissionais, entregando um serviço melhor e mais humanizado”, destaca Julianne Cunha, psicóloga organizacional do HEDA.
Uma das ações foi o Bingo da Gentileza, onde os colaboradores foram incentivados, por exemplo, a agradecer por ter recebido ajuda no trabalho, elogiar as qualidade de um colega, aceitar sugestões e escutar o outro durante uma conversa.
Outra ação foi a troca de mensagens, no qual os trabalhadores de diferentes setores puderam espalhar gentileza com cartões escritos à mão aos colegas, tanto os mais próximos quanto aqueles que admiram, mas tem pouco contato, e que foram entregues pessoalmente pela equipe de RH.
Juntas, as ações proporcionaram um dia de trabalho mais leve e agradável, principalmente pela troca de mensagens de amizade, gratidão e reconhecimento, o que foi considerado um sucesso, segundo Juliane Cunha.
Dia Mundial da Gentileza
O Dia Mundial da Gentileza tem origem em uma conferência realizada em Tóquio, no Japão. Em 1996, o grupo WKM – World Kindness Movement (Movimento Mundial da Gentileza, em tradução livre) começou a reunir representantes de diferentes países, dentre eles o Brasil, para expressar a importância da gentileza como atitude transformadora para um mundo melhor. A iniciativa deu certo e a data foi oficializada em 2000, com o movimento contando com 30 países membros, atualmente.
Sobre o HEDA
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.
0 Comentários