A Polícia Civil do Piauí, através do núcleo de feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), concluiu o inquérito que investigou a morte da estudante de jornalismo, Janaína Bezerra. A jovem, de apenas 22 anos, teve o pescoço quebrado após ser estuprada dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no dia 28 de janeiro.

 

Janaína da Silva Bezerra, estudante de jornalismo.
Reprodução/Redes Sociais

Durante coletiva de imprensa, a delegada Nathália Figueiredo divulgou que o mestrando de matemática Thiago Mayson, de 28 anos, deve responder por homicídio duplamente qualificado, por meio cruel e feminicídio.

A delegada do núcleo de feminicídio explicou que o inquérito foi encerrado com indiciamento apenas de Thiago, afirmando que ele não teria tido a intenção de matar, mas aplicou intenso sofrimento à vítima.

 

Thiago Mayson.
Reprodução

Segundo a investigação, o acusado praticou violência sexual contra a estudante depois que ela já havia falecido. Além disso, o inquérito policial apontou que o mestrando ainda chegou a tirar fotos da vítima durante a violência.

Homicídio duplamente qualificado

As duas qualificadoras foram o emprego de meio cruel, quando foi causado, desnecessariamente, maior sofrimento à vítima. No caso, Janaína Bezerra teve seu pescoço quebrado, o que teria causado asfixia e morte.

E por feminicídio, considerando desprezo à condição de mulher da vítima, que foi filmada e fotografada enquanto sangrava. Também está sendo analisado outros dois crimes: estupro e vilipêndio de cadáver (pela violência após a morte).

Entenda mais

A estudante do curso de jornalismo, Janaína Bezerra, foi encontrada morta nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na zona Leste de Teresina, no dia 28 de janeiro. O Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE) foi quem confirmou a morte da estudante primeiramente. 

A vítima foi encontrada desacordada por um segurança e com marcas de agressões pelo corpo. Ela ainda chegou a ser levada para o Hospital da Primavera, na zona Norte da capital, mas deu entrada já sem vida.

Leia mais: Veja detalhes do depoimento do acusado de estuprar e matar Janaína Bezerra

Laudo do IML diz que Janaína Bezerra teve pescoço quebrado após estupro

DHPP não descarta terceiro envolvido e tentativa de ocultação