A Seleção Brasileira garantiu a classificação às quartas de final da Copa do Mundo da Rússia na tarde desta segunda-feira. Responsável por um gol e uma assistência em Samara, o atacante Neymar brilhou na vitória por 2 a 0 do time comandado por Tite sobre o México.
O Brasil teve trabalho nos primeiros minutos, mas conseguiu tomar o controle da partida ainda na metade inicial. Na segunda metade, Neymar inaugurou o marcador após passe de Willian, um dos melhores em campo. Nos minutos finais, o camisa 10 cruzou para Firmino ampliar a vantagem.
Desfalcado do suspenso Casemiro, o Brasil volta a campo às 15 horas (de Brasília) de sexta-feira para disputar uma vaga na semifinal contra o ganhador do duelo entre Bélgica e Japão, em Rostov. As duas seleções brigam pela outra vaga na próxima fase às 15 horas desta segunda, em Kazan.
(Crédito: Fabrice Coffrini/AFP)
O Jogo – O México foi superior durante os primeiros minutos do confronto. Explorando o lado esquerdo de seu ataque, o time comandado pelo ex-são-paulino Juan Carlos Osório fez Fagner sofrer. Ainda assim, não conseguiu dar muito trabalho ao goleiro Alisson.
A primeira chegada consistente da Seleção Brasileira ao ataque veio por meio de Neymar. Em jogada individual pelo lado esquerdo da grande área, o camisa 10 passou pela marcação de Alvarez e Ayala antes de finalizar para boa defesa do goleiro Ochoa.
A partir de então, o time dirigido pelo técnico Tite cresceu no jogo e passou a ditar o ritmo. Em nova jogada pela esquerda, Gabriel Jesus recebeu de Philippe Coutinho, limpou a marcação e bateu para defesa de Ochoa. No fim do primeiro tempo, Neymar ainda cobrou falta com algum perigo.
A Seleção Brasileira voltou acesa para a etapa complementar e saiu na frente logo aos cinco minutos. Perto da entrada da área, Neymar pisou para Willian, que levou a bola para a esquerda e cruzou. Gabriel Jesus não alcançou, mas o camisa 10 completou para o gol.
No primeiro chute mexicano efetivamente ao gol brasileiro, Carlos Vela arriscou de fora da área e Alisson cedeu o escanteio. Pouco depois, o inspirado Willian fez boa jogada pela direita e bateu forte para mais uma boa defesa de Ochoa, sempre bem colocado.
Caído fora do gramado, Neymar tomou pisão de Layun no tornozelo e ficou se contorcendo, mas seguiu normalmente no jogo e, aos 42 minutos, deu o passe para o segundo gol. O camisa 10 recebeu de Fernandinho pela esquerda, invadiu a área e cruzou para Firmino completar pouco depois de substituir Philippe Coutinho.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 x 0 MÉXICO
Local: Arena Samara, em Samara (RUS)
Data: 2 de julho de 2017, segunda-feira
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Gianluca Rocchi (ITA)
Assistentes: Elenito Di Liberatore (ITA) e Mauro Tonolini (ITA)
Público: 41. 970 pessoas
Cartões amarelos: Filipe Luis e Casemiro (BRA); Alvarez, Herrera, Salcedo e Guardado (MEX)
Gols:
BRASIL: Neymar, aos 5 minutos do 2º Tempo, e Firmino, aos 42 minutos do 2º Tempo
BRASIL: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Casemiro; Willian (Marquinhos), Paulinho (Fernandinho), Coutinho (Firmino) e Neymar; Gabriel Jesus
Técnico: Tite
MÉXICO: Ochoa; Alvarez (Jonathan dos Santos), Ayala, Salcedo e Gallardo; Rafael Marquez (Layun), Herrera e Guardado; Vela, Chicharito Hernandez (Gimenez) e Lozano
Técnico: Juan Carlos Osorio
Fonte: Portal Meio Norte