Em sua preparação para buscar o bicampeonato olímpico, a peso-ligeiro (até 48kg), Sarah Menezes terá a experiência de enfrentar neste domingo, às 10h (de Brasília), uma escola de judô das mais fortes da atualidade. A piauiense que chegou ao topo com o ouro nos Jogos de Londres 2012 encara Narantsetseg Ganbaatar, representante da Mongólia no Super Desafio de judô. A fera brasileira vai puxar o time brasileiro nos cinco combates contra o país asiático na disputa amistosa por equipes, em São Paulo, com transmissão ao vivo da TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

A Mongólia tem uma característica diferenciada no judô. É uma mistura de estilos. Eles gostam de fazer força e são explosivos ao mesmo tempo. São perigosos e, por isso, é preciso ter atenção o tempo todo na luta. Mas as minhas expectativas são sempre as melhores, de lutar bem e ajudar a equipe a vencer - disse Sarah.
O Super Desafio vai contar com três duelos femininos e dois masculinos. Além da campeã olímpica, o Brasil vai contar com Maria Portela (70kg), Rochele Nunes (+78kg), Alex Pombo (73kg) e Victor Penalber (81kg), que destaca a força dos mongóis.

- Eles chegam longe em várias categorias. Não têm tradição só nos mais leves ou só nos mais pesados. É uma equipe bastante uniforme que, com o passar do tempo, tem chegado em todas as categorias e brigado por medalhas – disse Penalber.
No Mundial do ano passado, a Mongólia ficou à frente do Brasil no quadro de medalhas. A equipe verde-amarela conseguiu dois bronzes (com Penalber e Érika Miranda), enquanto os asiáticos ficaram com quatro bronzes. Para a disputa em São Paulo, a equipe mongol escalou Narantsetseg Ganbaatar (48Kg), Khadbaatar Narankhuu (73Kg), Gaajadamba Bayanmunkh (81Kg) ou Munkhjargal Erdenekhuu (81Kg), Davaasuren Munkhbat (70Kg) e Gandiimaa Erdenebileg (+78Kg).

Fonte: Globo Esporte